​GRUPO ARTE & RETALHOS

Inspiradas na beleza do artesanato e, em especial, no patchwork surgiu o Grupo Arte & Retalhos, que aos poucos foi se consolidando.

O objetivo maior era rever conceitos, incentivar o fazer, valorizar técnicas artesanais originais e retomar as coisas boas da vida e a decoração despretensiosa.

As mulheres idealizadoras visitaram diversas feiras, mostras, encontros, além de participar de cursos para aprimorar seus conhecimentos para fazer algo mais com tecidos, linhas, cores e muita criatividade. Foi incrível perceber que apesar das diferenças, da história de vida de cada uma, ganhou-se valiosas lições de bem viver, para poder realizar a primeira mostra. Esse desafio nasceu em 2010, no retorno de Gramado.

A partir daí o Grupo não mediu esforços, houve reuniões quinzenais, regadas de amizade, trocas e sugestões. Com todo esse desafio, as artesãs, no seu dia a dia, encontravam também motivos para festejar a união do grupo. Aniversários, festa junina, batizados de bonecas, viagens, que celebram sucessos e vitórias contribuíram para deixar a vida mais saborosa.

Hoje, o Grupo Arte & Retalhos está empenhado em aproveitar a contemporaneidade para criar coisas novas, tirando partido da tecnologia do nosso tempo para organizar mostras e divulgar o artesanato regional.

Somos um pequeno grupo, mas com determinação de guerreiras para realizar a terceira Mostra de Patchwork e Bonecos de Erechim.

Quer mais? Então entre em contato com as componentes do grupo Arte & Retalhos: Eva Malinowski, Genocy ​Wittcinski ​Regalin, ​Helena Knob Barros (Vice-presidente), Jane Carla Berdian Andreolla (Presidente), Lori Stein​ ​Giacomini, Maria Elaine Brasil Forest, Miriam Beatriz Cordeiro Alves, Neivair Deon, Nelcinda Maria Haas, Terezinha Intiar e Vera ​Lúcia Comerlato ​Biazzi.

Dessa forma, vamos resgatando as coisas boas do passado e construindo novas possibilidades para bem viver o presente, na esperança de um futuro mais humano e feliz para todas.